“O ensino (magistério) não existe por si mesmo, mas
na relação com a aprendizagem (estudo). (...) o que existe entre o ensino e a
aprendizagem é uma relação de dependência ontológica”.
Veiga, 1997:139
Contextualização
Ao realizarmos projetos na escola, um dos objetivos
principais estabelecidos é a busca de novos caminhos para a aprendizagem. Sua
elaboração e desenvolvimento é uma importante estratégia formativa, pois ajuda
o aluno na tomada de consciência em relação ao que está acontecendo consigo e ao
seu redor, como também contribui para a sua construção cognitiva.
Desta forma, é necessário ter a clareza do que
queremos com esse tipo de trabalho na escola, pois quando o projeto é bem
conduzido e acompanhado, não são tratados apenas conteúdos previstos
pré-determinados, mas também outros são introduzidos e aprofundados.
Objetivos
- Refletir sobre a elaboração dos projetos
desenvolvidos na Unidade Escolar.
- Compreender a relação entre os projetos e o
desenvolvimento cognitivo dos alunos tendo como base as competências
curriculares.
- Refletir sobre o papel do PC como formador do
contexto escolar.
Atividade
1 – Leitura de Fruição
Atividade
2 – Estudo de caso
Em
uma Unidade Escolar verificou-se que os alunos dos 6º anos, na disciplina de
Língua Portuguesa, não estavam conseguindo ler fluentemente os textos
apresentados durante as aulas. A professora detectou que algumas as habilidades
de leitura estavam em defasagem, dentre elas:
- H01
- Identificar a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios
sobre o formato do gênero, tema ou assunto principal;
- H07
- Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um
texto.
- H10
- Organizar, na sequência em que aparecem, itens de informação explícita,
distribuídos ao longo de um texto;
- H17
- Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso
intencional de recursos expressivos gráfico-visuais;
- H21
- Identificar duas formas de tratar uma informação, com base na comparação
de textos que tratam de um mesmo tema ou assunto.
- H22
- Inferir o efeito de humor produzido em um texto pelo uso intencional de
palavras, expressões ou imagens ambíguas.
- H28
- Identificar o conflito gerador de uma narrativa literária, considerando
marcas explícitas no enunciado;
- H32
- Identificar marcas de lugar, tempo ou de época no enunciado de uma
narrativa literária;
- H40
- Inferir o efeito de humor produzido em um texto literário pelo uso
intencional de palavras ou expressões;
Diante
disso, em ATPC, foi apresentada aos demais professores e ao Coordenador
Pedagógico a situação encontrada nas turmas. Após analisarem as habilidades
fragilizadas, os professores decidiram trabalhar com o Projeto: “Audiolivro –
Leitura em voz alta: Histórias à Brasileira”. A professora de Língua Portuguesa
explicou que a fluência leitora era a capacidade de ler oralmente o texto e
compreendê-lo simultaneamente, onde os alunos decodificam as letras com
exatidão, identificando as palavras automaticamente; relacionam as expressões
de acordo com o contexto, percebem a entonação e respeitam as pausas em lugares
estratégicos do texto.
A
partir do estudo de caso e da análise do Projeto “Audiolivro – Leitura em voz
alta: Histórias à Brasileira”, responda as seguintes questões:
a) Qual a justificativa para o projeto
proposto?
b) Com base nos tipos de conteúdos
segundo sua tipologia (conteúdos factuais, atitudinais, procedimentais e
conceituais) de Antoni Zabala, identifique quais conteúdos foram contemplados
no projeto proposto. Justifique.
c) Em que medida os conteúdos propostos relacionam-se
com as habilidades e competências a serem desenvolvidas para o grupo
destinatário?
d) Há clareza quanto às etapas do
projeto?Justifique.
e) Em quais etapas é possível observar
se as habilidades requeridas estão sendo avaliadas?
f) Apresente uma boa proposta de acompanhamento
do projeto.
Socialização
Atividade 3 – Refletindo e analisando
os Projetos de sua Unidade Escolar
Com base nos estudos e discussões realizadas durante o encontro, responda:
a) Quantos projetos foram desenvolvidos
em 2015 em sua escola, quais são considerados de sucesso e quais precisam de
aprimoramento.
PROJETOS CONSIDERADOS DE SUCESSO
|
PROJETOS QUE PRECISAM DE APRIMORAMENTO
|
b) Dos projetos desenvolvidos, quais terão
continuidade em 2016?
c) Que critérios foram utilizados para
dar continuidade a esses projetos?
Referencial Bibliográfico
GUERREIRO,
Aneli Cordoba Lopes. Projeto
de Leitura em voz alta: histórias
brasileiras. 2013 - Curso de Formação do Programa Ler e Escrever, Diretoria de
Ensino de Ourinhos, Serra Negra, 2013.
GUERREIRO,
Aneli Cordoba Lopes. Teatro
de leitores: Contribuição
significativa para melhorar a fluência leitora. 2013. Curso de Formação do
Programa Ler e Escrever, Diretoria de Ensino de Ourinhos, Serra Negra, 2013.
VASCONCELLOS,
Celso dos S.. Planejamento: Projeto de Ensino -
Aprendizagem e Projeto Político- Pedagógico. 20. Ed. São Paulo: Libertad, 1989.
ZABALA,
Antoni. A Prática
Educativa: Como
ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
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