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Pauta OT Projetos - 24/02/2016

“O ensino (magistério) não existe por si mesmo, mas na relação com a aprendizagem (estudo). (...) o que existe entre o ensino e a aprendizagem é uma relação de dependência ontológica”.
Veiga, 1997:139
Contextualização
Ao realizarmos projetos na escola, um dos objetivos principais estabelecidos é a busca de novos caminhos para a aprendizagem. Sua elaboração e desenvolvimento é uma importante estratégia formativa, pois ajuda o aluno na tomada de consciência em relação ao que está acontecendo consigo e ao seu redor, como também contribui para a sua construção cognitiva.
Desta forma, é necessário ter a clareza do que queremos com esse tipo de trabalho na escola, pois quando o projeto é bem conduzido e acompanhado, não são tratados apenas conteúdos previstos pré-determinados, mas também outros são introduzidos e aprofundados.

Objetivos

  • Refletir sobre a elaboração dos projetos desenvolvidos na Unidade Escolar.
  • Compreender a relação entre os projetos e o desenvolvimento cognitivo dos alunos tendo como base as competências curriculares.
  • Refletir sobre o papel do PC como formador do contexto escolar.

Atividade 1 – Leitura de Fruição

Atividade 2 – Estudo de caso

Em uma Unidade Escolar verificou-se que os alunos dos 6º anos, na disciplina de Língua Portuguesa, não estavam conseguindo ler fluentemente os textos apresentados durante as aulas. A professora detectou que algumas as habilidades de leitura estavam em defasagem, dentre elas:
  • H01 - Identificar a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios sobre o formato do gênero, tema ou assunto principal;
  • H07 - Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto.
  • H10 - Organizar, na sequência em que aparecem, itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto;
  • H17 - Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso intencional de recursos expressivos gráfico-visuais;
  • H21 - Identificar duas formas de tratar uma informação, com base na comparação de textos que tratam de um mesmo tema ou assunto.
  • H22 - Inferir o efeito de humor produzido em um texto pelo uso intencional de palavras, expressões ou imagens ambíguas.
  • H28 - Identificar o conflito gerador de uma narrativa literária, considerando marcas explícitas no enunciado;
  • H32 - Identificar marcas de lugar, tempo ou de época no enunciado de uma narrativa literária;
  • H40 - Inferir o efeito de humor produzido em um texto literário pelo uso intencional de palavras ou expressões;
Diante disso, em ATPC, foi apresentada aos demais professores e ao Coordenador Pedagógico a situação encontrada nas turmas. Após analisarem as habilidades fragilizadas, os professores decidiram trabalhar com o Projeto: “Audiolivro – Leitura em voz alta: Histórias à Brasileira”. A professora de Língua Portuguesa explicou que a fluência leitora era a capacidade de ler oralmente o texto e compreendê-lo simultaneamente, onde os alunos decodificam as letras com exatidão, identificando as palavras automaticamente; relacionam as expressões de acordo com o contexto, percebem a entonação e respeitam as pausas em lugares estratégicos do texto.

A partir do estudo de caso e da análise do Projeto “Audiolivro – Leitura em voz alta: Histórias à Brasileira”, responda as seguintes questões:

a)      Qual a justificativa para o projeto proposto?

b)      Com base nos tipos de conteúdos segundo sua tipologia (conteúdos factuais, atitudinais, procedimentais e conceituais) de Antoni Zabala, identifique quais conteúdos foram contemplados no projeto proposto. Justifique.

c)      Em que medida os conteúdos propostos relacionam-se com as habilidades e competências a serem desenvolvidas para o grupo destinatário?

d)      Há clareza quanto às etapas do projeto?Justifique.

e)      Em quais etapas é possível observar se as habilidades requeridas estão sendo avaliadas?

f)       Apresente uma boa proposta de acompanhamento do projeto.

Socialização


Atividade 3 – Refletindo e analisando os Projetos de sua Unidade Escolar

Com base nos estudos e discussões realizadas durante o encontro, responda:
a)      Quantos projetos foram desenvolvidos em 2015 em sua escola, quais são considerados de sucesso e quais precisam de aprimoramento.

PROJETOS CONSIDERADOS DE SUCESSO
PROJETOS QUE PRECISAM DE APRIMORAMENTO










b)      Dos projetos desenvolvidos, quais terão continuidade em 2016?

c)      Que critérios foram utilizados para dar continuidade a esses projetos?

Referencial Bibliográfico

GUERREIRO, Aneli Cordoba Lopes. Projeto de Leitura em voz alta: histórias brasileiras. 2013 - Curso de Formação do Programa Ler e Escrever, Diretoria de Ensino de Ourinhos, Serra Negra, 2013.

GUERREIRO, Aneli Cordoba Lopes. Teatro de leitores: Contribuição significativa para melhorar a fluência leitora. 2013. Curso de Formação do Programa Ler e Escrever, Diretoria de Ensino de Ourinhos, Serra Negra, 2013.

VASCONCELLOS, Celso dos S.. Planejamento: Projeto de Ensino - Aprendizagem e Projeto Político- Pedagógico. 20. Ed. São Paulo: Libertad, 1989.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: Como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.



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